Logo Sincron
+55 (11) 2028-8866 sincron@sincron.com.br [*NOVO] Loja de Equipamentos de Resgate   Blog de Notícias
Blog Sincron - Tudo sobre chamada de enfermagem

Veja o que provoca o mau funcionamento da glândula hipófise

funcionamento-da-glandula-hipofise

A glândula hipófise ou pituitária é importante para muitas funções do corpo. Garantir que ela esteja funcionando corretamente é fundamental para o bem-estar geral do organismo, já que muitas doenças são capazes de atingi-la e causar problemas de saúde.

Glândula hipófise: centro de controle do sistema endócrino

Essa glândula tem um papel muito importante porque controla outras glândulas hormonais – como as suprarrenais e a tireoide, por exemplo. Ela possui o tamanho de uma ervilha e é composta de duas partes, geralmente chamadas lóbulos. A parte frontal é conhecida como pituitária anterior e a parte traseira como pituitária posterior.

Fica localizada em uma cavidade óssea chamada de fossa pituitária – que se situa atrás da ponte do nariz e abaixo da base do cérebro, próxima dos nervos ópticos. Frequentemente é considerada como a parte mais importante do sistema endócrino porque produz hormônios que controlam diversas funções das demais glândulas hormonais.

A hipófise anterior é responsável por vários hormônios importantes, como os do crescimento, puberdade, prolactina, estimulador da tireoide (TSH, que estimula a produção de tiroxina na glândula tireoide) e adrenocorticotrófico hormonal (ACTH, que estimula a produção de cortisol pelo hormônio do estresse adrenal).

Por outro lado, a hipófise posterior é responsável pelo equilíbrio de fluidos do hormônio antidiurético (ADH).

Em outras palavras, essa glândula detecta as necessidades do corpo e envia sinais para diferentes órgãos e glândulas para que regulem a função e mantenham um ambiente apropriado. Ela secreta uma variedade de hormônios na corrente sanguínea, que agem como mensageiros para transmitir informações a células distantes – regulando assim suas atividades.

Além disso, com seus hormônios é capaz de controlar diversos outros aspectos do organismo. Dentre eles, destacam-se metabolismo, crescimento, maturação sexual, reprodução, pressão arterial e muitas outras funções vitais e processos físicos.

Quer um exemplo? A glândula pituitária produz prolactina. Esse é um hormônio que atua sobre os seios para induzir a produção de leite – ou seja, é fundamental seu correto funcionamento para as gestantes.

LEIA TAMBÉM:
Manutenção em Equipamentos e Sistemas de Chamada de Enfermagem
Campainha para Banheiros PNE: Ideal para Portadores de Necessidades Especiais

Sinais e sintomas de problemas hormonais

Como você sabe se você tem um problema na glândula hipófise? Pergunte a si mesma as seguintes questões – caso responda afirmativamente ao menos duas delas, é preciso consultar um endocrinologista para um diagnóstico apropriado:

Adultos

  • Você tem notado alteração na visão, seja parcial ou total?
  • Você está experimentando irregularidades menstruais?
  • Você está passando por disfunção sexual?
  • Você está percebendo uma ampliação dos dedos, rosto ou testa?
  • Você anda se machucando facilmente?

Crianças

  • Elas estão crescendo a uma taxa normal?
  • Estão mostrando sinais de puberdade muito cedo?
  • Meninas antes dos 7 anos? Meninos antes de 8 anos de idade? Eles estão bebendo quantidades excessivas de água (mais de 2 litros por dia)?

Um dos problemas mais comuns com essa glândula ocorre quando um tumor benigno se desenvolve. Muitas vezes isso faz com que ela produza hormônio em excesso – bloqueando a produção dos demais. Segundo um estudo da Rush University Medical Center, tumores da glândula pituitária são mais comuns do que se imagina – alcançando taxas médias de 16,7%.

Além disso, há ainda outras causas mais raras de doenças da pituitária. Dentre elas estão, por exemplo, a lesão cerebral traumática e o enfarte pituitário – conhecido também como apoplexia pituitária.

Fonte: Doutíssima

 

Sistema de Chamada Visocall IP – Alta tecnologia com requinte!

O Sistema de Chamada de Enfermagem VISOCALL IP é o sistema mais sofisticado entre as chamadas de enfermagem de todo o mundo. Com a plataforma de tecnologia IP comum para comunicação, organização, gerenciamento e cuidados hospitalares, garante modernidade e segurança total para os pacientes.

visocall-ip

0 Comentários

Deixe o seu comentário

Rede Social:

Desenvolvimento:

Docpix.net desenvolvimento web

Salutem Indústria e Comércio Eletrônico Eireli EPP | Todos os direitos reservados © 2014