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Como a Tecnologia pode Mudar a Relação do Médico e Paciente?

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Mens sana in corpore sano (“uma mente sã num corpo são”), já dizia a famosa citação latina. Não à toa, a sociedade está cada vez mais atenta com sua saúde.

Hábitos prejudiciais considerados normais outrora dão lugar a práticas saudáveis.

Com investimento, hospitais e consultórios terão maior acesso à tecnologia em todos os aspectos, desde equipamentos até a facilidade no agendamento e realização de consultas e exames por parte dos consumidores. Com a constante inovação vivenciada nos dias atuais, a tendência é que os clientes sejam cada vez mais capazes de encontrar e entrar em contato com especialistas de diversas áreas da saúde, melhorando a relação entre médico e paciente.

Outro grande avanço atualmente presente nas instituições é a cultura de prevenção. As pessoas têm a tendência de procurar um médico apenas em situações de emergência. Com o suporte de ferramentas de Business Intelligence (BI), por exemplo, os pacientes poderão contar com comunicações regulares que os alertem sobre períodos para a realização de check-ups, ajudando na prevenção de doenças, sobre seus tratamentos e lembretes para retorno ao especialista, e até a regularidade de medicações e hábitos saudáveis, como a prática de exercícios, hidratação e alimentação equilibrada.

 

Entretanto, com implantação da tecnologia com a finalidade de estreitar os laços entre médico e paciente deve ser realizada com cuidado. Como grande parte do público é da terceira idade, a adaptação ao uso de novos dispositivos pode dificultar o acesso aos serviços. Uma saída para essa situação é ser multicanal. Com a utilização de ferramentas complementares por parte dos hospitais a gestão e até mesmo os cuidados que os médicos ofertam para os pacientes é continuo, um exemplo claro é as Chamadas de Enfermagem Visiocall IP que permite integração através de software com sistemas e dispositivos como ramais móveis, smartphones, pagers. Até mesmo as pessoas menos conectadas possuem alternativas que envolvem métodos mais presentes em suas rotinas, como também o agendamento e contato por telefone, chat e WhatsApp.

De qualquer forma, é inegável que a evolução digital é algo cada vez mais presente no cotidiano do brasileiro. O passo para o acesso democrático e popular à saúde já é uma realidade e terá cada vez mais espaço, como já acontece na hora de pedir um táxi, uma comida delivery ou procurar uma casa para alugar.

Fonte: Terra

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